Apresentação
CURSO MINISTRADO EM LIBRAS
NÃO HÁ INTÉRPRETES NAS AULAS
OBRIGATORIAMENTE SABER LIBRAS
Venha participar do Curso Lato Sensu de Linguística das Línguas de Sinais.
Aqui são discutidos temas que têm a língua de sinais como objeto, do ponto de vista linguístico. Assim, você estará apto para analisar os fenômenos linguísticos que envolvem as línguas de sinais, seu uso, valorização, ensino e produção.
O curso de Especialização Lato Sensu de Linguística das Línguas de Sinais é uma proposta do quadro de professores do Departamento de Libras e Tradução - DELT da Faculdade de Letras da UFG. É um grupo de professores qualificados, com mestrado e doutorado, que vem desenvolvendo estudos, práticas, projetos e pesquisas sobre as línguas de sinais no Brasil e no mundo.
A Faculdade de Letras já oferece os cursos de graduação em Licenciatura em Letras: Libras, desde 2009 e também o curso de Bacharelado em Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português, desde 2014. Dando continuidade a sua proposta de contribuir para o desenvolvimento cultural, social, linguístico e educacional dos surdos, com excelência acadêmica, abre mais essa oportunidade de formação para a sociedade: a oferta de um curso de especialização.
Não perca essa oportunidade!
Link vídeo apresentação do curso - parte 1
Carga-horária total: 360 horas
Duração: 14 meses
Vagas: 45 vagas
PÚBLICO ALVO:
Interessados em temáticas relacionadas ao curso que sejam graduados (licenciados ou bachareis) em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação nas áreas de Letras, Fonoaudiologia, Educação, Licenciaturas, Psicologia e áreas afins. Os interessados já devem ter conhecimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
SOBRE AS AULAS:
As aulas são presenciais e realizadas na Faculdade de Letras (Campus Samambaia - UFG) com encontros alternados (quinzenais), conforme cronograma do curso.
Ocorrem sempre:
- Sábados das 9h às 12h e 13h às 17h. Conforme calendário
CONCLUSÃO DO CURSO:
Será emitido certificado de Especialista em Linguística das Línguas de Sinais para o aluno que tiver cumpridos as seguintes exigências:
a) Ser aprovado em todas as disciplinas, com:
- Frequência mínima de 75% em cada uma das disciplinas
- Nota mínima de 7,0 em cada uma das disciplinas
b) Apresentação e entrega do Trabalho de Conclusão de Curso
SOBRE O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
O trabalho de conclusão de curso– TCC é um dos requisitos para a conclusão do curso e emissão do certificado de Especialista em Linguística das Línguas de Sinais.
O TCC será desenvolvido individualmente e poderá ter o formato de monografia ou artigo científico, a ser definido junto com o professor orientador. Todos os professores do curso poderão atuar como orientadores, atendendo ao limite máximo de sete alunos por professor.
O TCC deverá ser entregue no formato:
a) Escrito ou em Libras, impresso e/ou em via digital, em língua portuguesa escrita ou em língua de sinais.
+
b) Resumo em Libras, escrita ou videogravada.
Poderá expor: resultado de uma reflexão ampla; pesquisa teórica; pesquisa de campo; ou relato de experiência, dentro da grande área do curso. O tema do TCC deverá ser escolhido de acordo com as áreas de estudo dos professores orientadores do curso.
Após definição do tema, o aluno deve apresentar ao seu orientador uma proposta de TCC que inclui:
a) caracterização, justificativa e importância do estudo;
b) hipóteses e/ou problema de pesquisa a verificar;
c) descrição sucinta da metodologia a ser aplicada;
d) cronograma de realização das etapas do TCC; e
e) síntese das fontes de pesquisa (referências).
O TCC será desenvolvido desde o início do curso e as disciplinas de Metodologia de Pesquisa em Linguística das Línguas de Sinais I e II e Seminário de Integração, visam a uma preparação científica para seu desenvolvimento.
Deverá ser finalizado e apresentado conforme cronograma de cada turma.
A apresentação dos estudos realizados para a construção do TCC será feita dentro da disciplina de Seminário de Integração, que tem como objetivo a socialização dos saberes produzidos no curso, dentre todos os discentes, professores e comunidade externa.