Weby shortcut
Youtubeplay

Trabalho de Conclusão do Curso

Atualizado em 23/01/17 12:04.

O trabalho de conclusão de curso– TCC é um dos requisitos para a conclusão do curso e emissão do diploma de Especialista em Linguística das Línguas de Sinais.

O TCC será desenvolvido individualmente e poderá ter o formato de monografia ou artigo científico, a ser definido junto com o professor orientador. Todos os professores do curso poderão atuar como orientadores, atendendo ao limite máximo de sete alunos por professor.

O TCC deverá ser entregue no formato: a) escrito, impresso e em via digital, em língua portuguesa escrita e b) em Libras, escrita ou videogravada. Poderá expor: resultado de uma reflexão ampla; pesquisa teórica; pesquisa de campo; ou relato de experiência, dentro da grande área do curso. O tema do TCC deverá ser escolhido de acordo com as áreas de estudo dos professores orientadores do curso. Após definição do tema, o aluno deve apresentar ao seu orientador uma proposta de TCC que inclui:

a) caracterização, justificativa e importância do estudo;
b) hipóteses e/ou problema de pesquisa a verificar;
c) descrição sucinta da metodologia a ser aplicada;
d) cronograma de realização das etapas do TCC; e
e) síntese das fontes de pesquisa (referências).

O TCC será desenvolvido desde o início do curso e as disciplinas de Metodologia de Pesquisa em Linguística das Línguas de Sinais I e II e Seminário de Integração, visam a uma preparação científica para seu desenvolvimento.

Deverá ser finalizado e apresentado até o dia 03 de março de 2018, com a entrega da versão final, com as devidas correções solicitadas pelo orientador, até o dia 03 de abril de 2018.

A nota final do Trabalho de Conclusão de Curso será obtida a partir da média de duas notas: a) uma nota emitida pelo professor orientador, no valor de 0,0 a 10,0 pontos, com peso 6; e b) uma nota obtida na disciplina de Seminário de Integração, no valor de 0,0 a 10,0 pontos, com peso 4. Para aprovação no trabalho de conclusão de curso, o aluno deverá apresentar desempenho => 7,0.

O artigo 6º da Resolução CNE/CES n. 01/2007 determina que a defesa presencial do trabalho de conclusão de curso é exigida somente em cursos na modalidade a distância. E a Resolução CEPEC n. 1128/2012 também não exige defesa do TCC, determinando apenas em seu artigo 27, Inciso III, que um dos requisitos para a emissão do certificado é a “aprovação do trabalho final pelo professor orientador ou, havendo defesa do trabalho, pela banca examinadora”.

Dessa foram, não haverá defesa do trabalho de conclusão de curso. A apresentação dos estudos realizados para a construção do TCC será feita dentro da disciplina de Seminário de Integração, que tem como objetivo a socialização dos saberes produzidos no curso, dentre todos os alunos e professores.


Listar Todas Voltar