Weby shortcut
Youtubeplay
  • Ver todas
  • XVIII COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE DE LETRAS/UFG

    26 a 27 Abril

    O XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão – 2018 será realizado nos dias 26 e 27 de abril como um evento local, gratuito e volta às suas características originais.

    Para o sucesso do evento, a comissão organizadora conta com a colaboração dos/as professores para a inscrição de trabalhos, com o envio dos resumos, entre os dias 1 e 30 de março de 2018.

    Não contaremos mais com avaliadores dos trabalhos, sendo o(a) próprio(a) professor(a) responsável pela correção e envio do resumos de seus alunos(as).

     

    Acessar 1a Circular do evento

    Acessar 2a Circular do evento

    Leia mais...

  • sielp

    Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa

    16 a 18 Julho

     

     

    Nascido em 2011 no Brasil, no âmbito de um projeto desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia, rapidamente o SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa se afirmou como um importante espaço de reflexão e debate sobre a questão do ensino do Português. A regularidade da sua realização, a capacidade de atração de um vasto público interessado e participativo e o envolvimento de um vasto conjunto de investigadores com amplo reconhecimento nessa área são disso a maior evidência.

    Assumindo um carácter internacional, o SIELP não se confinou, no entanto, ao espaço brasileiro e, no quadro de relações inter institucionais que se têm vindo progressivamente a fortalecer, rapidamente se estendeu a Portugal, onde em 2013, no Instituto Politécnico de Santarém, e em 2016, na Universidade do Minho, se realizaram, respectivamente, a terceira e a quinta edição deste evento.

    Numa perspetiva de afirmação deste Simpósio como evento de referência no campo dos estudos sobre o Ensino da Língua Portuguesa e de consolidação das parcerias que têm possibilitado a sua realização dos dois lados do Atlântico, em 2018, o SIELP, na sua sétima edição, terá novamente lugar em Portugal, numa organização do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho, instituição com forte tradição na formação de professores de Português e com trabalho de investigação reconhecido no domínio da sua Didática.

    - Submissão de propostas de comunicação: até 20 de março de 2018 
    - Comunicação da aceitação das comunicações: até 10 de abril de 2018
     
    - Inscrição, c/ pagamento, dos participantes com comunicação aceite: até 15 de maio de 2018.

    Leia mais...

  • TILSP 2018

    II Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística e Línguas de Sinais; VI Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa e o V Encuentro de Sordos e Interpretes de Lengua de Señas da América Latina

    02 a 05 Outubro

    II Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística e Línguas de Sinais; VI Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa e o V Encuentro de Sordos e Interpretes de Lengua de Señas da América Latina

     

    Os objetivos destes eventos são:

    • Difundir as investigações realizadas pelos pesquisadores da área de linguística da língua de sinais, proporcionando um espaço amplo de discussões a respeito do tema e seu intercâmbio com diferentes campos de conhecimento (linguística, tradução e educação).
    • Retratar a realidade existente dos professores de Libras e pesquisadores de língua de sinais no Brasil e buscar estratégias de formação continuada a partir dos resultados e propostas apresentadas pelas pesquisas acadêmicas.
    • Reunir estudantes e pesquisadores de línguas de sinais de diferentes países da América Latina. Também professores e pesquisadores de língua de sinais do Brasil, bem como, envolver acadêmicos da graduação interessados em consolidar na Universidade Federal de Santa Catarina um espaço fértil que possibilite a reflexão sobre a presença deste profissional no meio acadêmico.
    • Socializar as pesquisas relacionadas com os estudos linguísticos das línguas de sinais e com os estudos no campo da tradução e interpretação de línguas de sinais que estão acontecendo na América Latina.
    • Fortalecer interações entre os pesquisadores de línguas de sinais da América Latina. 

     

    Importante:

    A língua oficial do evento é Libras. Haverá interpretação simultânea para o Português e para o Espanhol. Os palestrantes de outros países da América Latina precisam vir com seus intérpretes de língua de sinais que poderão interpretar do Espanhol para a língua de sinais de cada país, mas é responsabilidade das comitivas de cada país.
    O evento arcará com os intérpretes para Libras, Português e Espanhol. Os palestrantes convidados de outros países irão usar língua de sinais internacional ou ASL também contarão com a interpretação do próprio evento.
    Caso usem a língua de sinais do seu país da América Latina, os países precisam ter seus intérprete que interpretarão da sua língua de sinais para o Espanhol, daí os nossos intérpretes do Espanhol vão fazer para o Português e do Português para a Libras.

    Leia mais...

  • Ver todos